sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Agora, Oremos!!!


...exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens,em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito
(1Tm 2.1-2)

Não, não é uma ironia. Quero deixar qualquer opinião política de lado. As eleições passaram e, agora, temos uma líder que dirigirá nosso país durante os próximos 4 anos. Podemos não concordar com a linha ideológica à qual ela está ligada. Nos submeteremos a ela (e a qualquer outro que tenha o poder nas mãos) enquanto não nos proibir de seguir os preceitos bíblicos ou nos obrigar a desobedecê-los.

Como cristãos, agora cabe-nos o dever santo e prazeroso de orar por aqueles a quem Deus concedeu autoridade. Não importa se nos simpatizamos ou não com tal pessoa. Importa cumprir o que Deus nos diz:

1) Nós oramos pelo bem das próprias autoridades: Paulo diz que devemos orar em favor de todos os homens. Em seguida ele diz em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade. Se oramos em favor de alguém, é porque desejamos o seu bem. Desejar o bem é pedir pela saúde, pelo bem-estar, para que os que governam tenham sabedoria que vêm de Deus e dirijam a nação da melhor maneira possível. E há um desafio ainda maior em nossas orações em favor dos que governam: sua conversão. É por isso que Paulo registra em seguida que Deus deseja que todos os homens [segundo o contexto, toda CLASSE de homens e não a totalidade dos homens] sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Você e eu iremos orar para que essas pessoas conheçam a Cristo e entreguem sua vida a ele como Salvador?

2) Nós oramos para que tenhamos tranqüilidade: Nos próximos anos veremos as pessoas reclamarem dos salários, dos impostos, das situações nas estradas, da educação, da segurança. Muitas dessas reclamações serão até justas. Mas, poucos crentes se lembram que, antes de reclamarem devem orar pela vida das autoridades de nosso país. Por quê? Ora, o próprio texto diz: a fim de que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito [ou dignidade].

3) Nós oramos porque isso agrada a Deus : A própria Escritura nos diz que quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. (1Co 10.31). Paulo reforça a idéia no que diz respeito à oração pelos que têm autoridade em suas mãos. E é daqui que parte a grande motivação para que os governantes estejam entre os motivos pelos quais oramos: Deus, o nosso Senhor, ordenou e se satisfaz com isso.
Portanto, que os nomes de nossos governantes (não importa quem sejam eles) estejam entre os motivos das nossas orações nos próximos anos.

Rev. Laércio Rios Guimarães

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa; que Deus nos abençoe a todos, inclusive a presidente eleita, sua equipe e governo! Raimundo

    ResponderExcluir