sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ADIVINHE DE QUEM É A CULPA????




Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram
 contra o SENHOR e contra o seu Ungido... (Salmo 2.2)


Durante os tempos de estudo no seminário, lembro de uma historinha (um tanto ingênua, afinal) que era contada a respeito do diabo: um certo caboclo que estava andando sozinho no meio do mato, viu aquela funesta figura sentada em uma pedra solitário, cabisbaixo e choroso. No início, pensou em recuar e mudar de caminho, mas curioso diante da situação, criou coragem, foi até ,lá e perguntou: "Ei, diabo, que tristeza é essa?" A resposta pronta foi: "é que hoje em dia, as pessoas fazem tudo de errado e colocam sempre a culpa em mim". 

O princípio continua valendo, todavia, o personagem sentado na pedra poderia ser outro. Tornou-se comum em nossos dias muitas pessoas (principalmente no campo acadêmico) usarem o cristianismo como culpado por grande parte das mazelas existentes na sociedade. Se há intolerância logo ouvimos: “é culpa dos valores judaico-cristãos”. Se há desentendimento, ódio, guerras, perseguição, adivinhe de quem acaba sendo a culpa? Não tenha dúvida: do “terrível” e “malévolo” cristianismo.

Não foi diferente no que diz respeito a um comentário quanto a decisão da justiça italiana que retirou a guarda do filho de um casal daquele país, por considerar os pais velhos demais e, portanto, “egoístas” e “narcisistas” por ter gerado uma criança em idade avançada (cf http://noticias.bol.uol.com.br/ciencia/2011/10/27/pais-velhos-perdem-guarda-de-bebe-na-italia.jhtm acesso em 27/10/11). É bom saber que ela foi gerada a partir de um óvulo doado e num processo de fertilização laboratorial. Diante do fato, qual não foi o comentário da Antropóloga e professora da Universidade de Brasília, Débora Diniz: a tentativa de relacionar gravidez tardia a egoísmo "é um valor cristão sobre a reprodução". Sim, a decisão da justiça italiana sobre a guarda do casal é “culpa do cristianismo”, contudo, ela não dá qualquer base para defender a sua afirmação. Afinal, para que? Uma sociedade que se afasta dos valores bíblicos sobre os quais o mundo ocidental se ergueu, não precisa disso: o ódio contra Deus e seu Ungido está na moda.

Sem entrar nos méritos da adoção (talvez até de uma criança mais velha) ou da fertilização “in vitro”, o que quero refletir é sobre a “obra acabada”. Uma vez concebido e já nas mãos dos pais, será que esta decisão terá sido a melhor? E, no que diz respeito ao comentário da Antropóloga, realmente a decisão dos juízes italianos foi carregada de “valores cristãos”?Ora, contra tal pensamento talvez pudesse repetir as palavras de Jesus: Errais não conhecendo as Escrituras. Se realmente o cristianismo estipula a paternidade e maternidade avançadas como egoístas, como explicar o caso de Abraão e Sara e de Isabel e Zacarias?  

Gostaria de encontrar a Dra. Débora Diniz. Gostaria de saber se ela ensina isto em sua Universidade tendo tão pouco conhecimento da Bíblia e dos genuí nos valores cristãos.  Creio que ela nada mais fez do que seguir “a onda” do nosso tempo. Penso que nenhum pastor que crê na Bíblia e, a partir dela, na providência e amor de Deus, permitiria que os pais – independentemente da idade – abandonassem seus filhos. Estes sim, são parte dos genuínos valores (eu prefiro normas) cristãos que, infelizmente, jamais serão divulgados. Enquanto isso, lutemos para defendê-los e repartamos um pouco do sentimento de Paulo sendo considerados “lixo do mundo” e “escória de todos”.


Rev. Laércio Rios Guimarães

3 comentários:

  1. Visitando seu espaço e apreciando muito as suas mensagens.
    Esta principalmente está ótima!
    Que o Senhor Jesus na pessoa do Espírito Santo multiplique os FRUTO em sua vida e seu ministério.

    Deixo o convite para visitar, fique a vontade para comentar e também seguir-me, será uma honra!

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucy. Obrigado pela visita e comentários. DEvido ao tempo (que tem sido muito escasso) não tenho escrito muito aqui. Vou ver seu blog e deixarei lá minha opinião. Deus abençoe sua vida.

      Excluir
  2. Amigo meus seguidores da Verdade Que Liberta, foram excluidos mais uma vez , sei que não vão resolver o problema, por isso resolvi começar tudo de novo outra vez, já fiz um novo blog, O Peregrino E Servo . A Verdade Que Liberta foi desativada. Agora gostava que fizesse parte dos meus amigos no Peregrino E Servo, se quizer claro. Eu retribuirei de volta seguido seu blog também. Obrigado.

    ResponderExcluir