sexta-feira, 15 de abril de 2011

Casamento Misto

Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? (2 Co 6.14)

É sempre complicado tratar de temas polêmicos. Mas, cedo ou tarde torna-se necessário falar sobre eles. Por isso o tema de hoje. Sim, é necessário falar-se sobre casamento misto, porque ele tem sido cada vez mais presente e aceito como algo normal na vida dos crentes em nossos dias.  É bom tratarmos disso com maior seriedade, a fim de sabermos se estamos obedecendo a Deus e, ao mesmo tempo, evitarmos dissabores futuros. Aprendamos algumas lições sobre isso:


1) Casar-se com um Incrédulo É Pecado: o texto em destaque mostra de maneira clara isso. O crente é luz, o incrédulo é trevas; o crente é aquele alcançado pela justiça de Deus, o ímpio é guiado pela iniqüidade. Casar-se com um incrédulo é colocar-se em um jugo desigual, é querer seguir um caminho enquanto para o ímpio o caminho é outro. Casar-se com um incrédulo é tão grave e pecaminoso que o texto de Gn 6 mostra que os filhos de Deus se apaixonaram pelas filhas dos ímpios e a iniqüidade aumentou sobre a terra. O resultado foi o dilúvio para acabar com a maldade. Se você pensa em iniciar um relacionamento com um ímpio ou está namorando com um, lembre-se que a Palavra de Deus condena tal relação.


2) Casar-se com um Incrédulo É Tremendamente Arriscado: Se não fosse suficiente ser pecado, casar-se com alguém que não tem a Palavra de Deus como seu princípio de vida é colocar- se em grande risco. Primeiro, porque tal pessoa normalmente pensará em si antes de pensar em Deus e nos outros. Segundo, ele não temerá em separar-se por qualquer motivo fútil. Terceiro, seus filhos dificilmente ficarão na igreja e seguirão a Cristo. E em quarto lugar, dificilmente você conseguirá ter uma vida cristã individual e coletiva.


3) Casar-se com um Incrédulo É Prejudicial à Igreja : Como já disse acima, os filhos de um casamento entre um crente e um incrédulo dificilmente absorverão para si os princípios de Deus. Para tentar fazer isso e até mesmo freqüentar a igreja se não tiver objeção por parte do seu cônjuge, no mínimo não poderá contar com seu apoio. Logo, a igreja passa a ser prejudicada, pois aqueles que poderiam fazer parte do corpo, passam a ficar fora dele.


4) Casar-se com um Incrédulo Exige Disciplina Eclesiástica: Finalmente, se a Bíblia proíbe o casamento misto, se isso desagrada a Deus e na maioria das vezes (e, com convicção e experiência, digo que na grande maioria das vezes) traz problemas para o próprio crente e para a igreja, essa deve tratar com maior seriedade este assunto, pensando até mesmo na necessidade de pública disciplina com os que insistem em levar adiante tal relacionamento.

Que Deus nos ajude a obedecer a sua Palavra a fim de sermos completos, felizes e termos famílias fortes que proporcionam uma igreja forte.

Rev. Laércio Rios Guimarães

3 comentários:

  1. Caro Laércio,

    Comungo com seu posicionamento; aliás, essa tem sido uma grande luta ministerial.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. :) esse Muka aí em cima sou eu,

    Samuel Vitalino

    ResponderExcluir
  3. Muka (eu achando que era de muquirana, rssss). Obrigado pela leitura e comentário. Só Deus sabe a dor de cabeça que tenho tido com pessoas que se casaram com incrédulos antes mesmo que eu chegasse aqui na igreja. Lágrimas, decepções, tristezas e cicatrizes que terão que ser curadas. Obrigado pela leitura e comentário.

    ResponderExcluir