domingo, 4 de setembro de 2011


A Melhor Cidade para Se Morar



Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. 
Por isso, Deus não se envergonha deles, 
de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade. Hb 11.16


A rotina da nossa grande a amada cidade, São Paulo, parece ser cada vez mais estressante. Não à toa surgem, vez ou outra, noticias sobre as melhores cidades para se viver no Brasil. Várias estão na lista, entre elas a cidade de São Caetano do Sul no ABC paulista ,  Santos e, também, Águas de São Pedro. Recebendo estas informações, logo fazemos planos, sonhamos em estar lar e, quem sabe, deixar os problemas para trás.

Ah, o desejo pelo paraíso! Que idéia fixa na mente do homem. Um lugar perfeito, onde não haja fome, dor, morte. Onde a igualdade prevaleça entre os homens. Onde a corrupção não exista mais. Há algo que naturalmente existe em nós. Olhamos para este mundo e, lá no fundo, sabemos que o mal tem que deixar de existir. Intelectuais, já há muitos anos, têm tentado buscar a solução na educação, na economia, no desenvolvimento urbano, na melhoria da saúde. Coisas louváveis, mas que não estão melhorando esse mundo no qual vivemos.

Agostinho de Hipona percebeu isso. Viu que este mundo, neste presente ordem, não poderia e não pode ser perfeito. Assim, escreveu a grande obra conhecida como Cidade de Deus, onde mostra uma cidade maior, perfeita e que, no final dos tempos, prevalecerá para todo o sempre.

Entenda, amado irmão, o problema não está na cidade de São Paulo ou em qualquer outro lugar que moremos. O problema está nesta presente ordem, no mal que habita no ser humano, em nossa incredulidade e incapacidade de reagir frente ao caos que nos rodeia. Como crente, eu já faço parte da cidade invisível. Mas, ela se materializará. Eu a verei. Deus a preparou. Eu apenas aguardo este grande dia. Lá o IDH (índice de desenvolvimento humano) não é estabelecido segundo os valores do homem, mas segundo o conceito Divino. Eu já vivo o melhor aqui e agora, não importando a cidade em que eu viva, não importando os recursos que ela me dá. Eu sou da pátria celestial e imprimo, onde quer que esteja, os valores de lá. Desta forma, seja em São Paulo, seja no Rio de Janeiro, seja na Europa ou seja na África, onde o crente está, leva consigo a cidade celestial

Portanto, olhe para esta cidade, Deseje-a. Lute por ela. Faça de sua casa, da sua cidade e do lugar onde você está, o melhor lugar que puder, como se Cristo estivesse ali. E aguarde a manifestação da cidade onde não há dor, nem fome, nem tristeza. Onde o próprio Senhor enxugará cada uma das nossas lágrimas.